sexta-feira, 3 de maio de 2013


Não sou mais tão jovem a ponto de "saber tudo"


muito jovem, tinha respostas pra tudo ... pensava que sabia de tudo... a cada dia vejo o quanto nao sei... o quanto preciso aprender... o mais difícil é abandonar as certezas arrogantes da juventude e aprender com a sabedoria de quem consegue ver para além do gesso da forma em que nos moldamos... liberdade de pensar sem a influencia da "tribo", sem medo de parecer ridículo... só a idade... só o te

mpo nos dá a tranquilidade humilde para a libertação da tal forma ("fôrma") em que nos metemos na arrogancia da juventude (crendo sermos livres, quando de fato somos parte do "rebanho" que movimenta-se em "efeito manada")  . Só saindo da forma - e essa é uma decisão solitária - é que podemos nos desvencilhar da manada para assim respirarmos e caminharmos adiante, aproveitando a paisagem, não pensando que sabemos o que vem depois da curva ... e ainda assim, podemos caminhar - sem olhar pra tras - sem negar o passado que nos trouxe até onde estamos, mas sem olhar pra tras... "deixando as coisas que pra tras ficam, sigo para o alvo" (Paulo)


Bom fim de semana, bom dia, boas decisões, boa vida!

abrindo o link abaixo vc pode ouvir o lindo poema musicado de Renato Russo : "não sou mais tão criança, aponto de saber tudo..."

http://youtu.be/7YDcS_F8nL8



quinta-feira, 2 de maio de 2013


o pior cego é o que pensa que v


"Eles foram para Betsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando-lhe que tocasse nele.
Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa? "
Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando".
Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente.
Jesus mandou-o para casa, dizendo: "Não entre no povoado! " (marcos 8:22-26)

esses 3 últimos dias tenho remoído essa história e tem alguns pontos ainda obscuros... muita informação contida em 5 versículos tão pequenos.

compartilho algumas coisas que me chamaram a atenção:

o cego foi levado até Jesus pra fora do seu povoado. Ele o ungiu e o cego viu, mas viu em vultos ("vejo homens como se fossem árvores andando")
o poder era do proprio Jesus... precisava do 2º toque? certamente sim, porque depois do 2º ele viu com clareza
qto a isso tudo bem, que venha mais e mais toques hehehe

mas o que me intriga é a "ordem" dada pra que não voltasse para o povoado. na verdade a ordem foi bem mais radical : "não ENTRE no povoado" 

ele deveria ir, pra nova vida com a roupa do corpo... abandonando o passado de verdade (coisas, pessoas, planos passados...) 

qdo recebeu o "toke", mudou sua identidade - não era mais cego e nao morava mais no pueblo...

muitas coisas aí pra pensar ainda mais... esas poucas que consegui ver, ainda nao me sanaram todas as dúvidas...

mas algumas escamas caem dos olhos a cada leitura desse texto... recomendo a todos que não se contentam com ver vultos "como os de homens que parecem árvores que andam"

se alguem tiver algo a acrescentar pra contribuir, sinta-se à vontade para comentar

os amantes (Magritte) 
os amantes (Magritte)
by José Aguiar